No dia 12 de junho de 1998 o então Ministério da Educação e do Desporto autoriza o funcionamento do curso de Administração, com habilitações em Administração Geral e Análise de Sistemas, na Faculdade de Administração e Informática de Birigui (FAIBI), mantida pelo Instituto Americano de Lins da Igreja Metodista (IALIM). Com o surgimento da Faculdade, o Instituto Noroeste de Birigui se tornou um verdadeiro complexo educacional.
A solicitação para o funcionamento da Faculdade foi feita pelo IALIM em 1996. E em dezembro de 1997 uma Comissão Verificadora da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação recomendou a execução do projeto.O processo seletivo, ou seja, o primeiro vestibular ocorreu no segundo semestre de 1998 e os aprovados iniciaram seus estudos em fevereiro de 1999, quando, de fato, a FAIBI iniciou suas aulas. Na época, o coordenador do curso de Administração era o professor André Luiz Fassa Garcia.
Visando oferecer novos cursos e também para diferenciar da Faculdade de Filosofia de Ibitinga, que também usava a sigla FAIBI, a mantenedora de Lins solicitou ao MEC, em 2001, a mudança de nome da entidade, que passou a se chamar Faculdade Metodista de Ciências Humanas e Exatas de Birigui, que formou sua primeira turma de Administração em 2002, já sob a atual coordenação do Prof Ms. Rubens José F. Parladore. Com o passar do tempo, a comunidade passou a chamar a instituição carinhosamente de Faculdade Metodista de Birigui.
Em 2003, o MEC reconheceu em caráter definitivo o curso de Administração oferecido pela Metodista em Birigui. Em 2004, a Faculdade Metodista de Birigui passou a oferecer dois novos cursos de graduação: Ciências Contábeis e Secretariado Executivo, sendo o curso de Secretariado pioneiro na região noroeste. Oferecendo três cursos, a Faculdade passou a ser referência em Birigui e cidades circunvizinhas.
Em 2009, o IAL passou a se chamar IMED (Instituto Metodista de Educação), que além da Faculdade e do Noroeste mantém o Colégio Metodista de Ribeirão Preto e o Instituto Americano de Lins.
Em Birigui, alunos do Noroeste e da Faculdade contam com uma excelente estrutura, oferecendo um amplo e moderno laboratório de computação, salas climatizadas e equipamentos de ponta, além de uma biblioteca com mais de 11 mil exemplares.
Vale destacar que o curso de Administração da Faculdade Metodista, em Birigui, recebeu o Conceito 3 (de 0 a 5) no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), do MEC, e que o curso de Secretariado Executivo está no Guia do Estudante, da Editora Abril, como Curso Estrelado. Já o curso de Ciências Contábeis figura entre os mais modernos da região.
Entre os projetos desenvolvidos pela Faculdade Metodista de Birigui, estão o Portas Abertas, o Trote Solidário, Festa da Família, Ex-alunos e o NEXEM.
A Faculdade também oferece convênios com sindicatos, prefeituras e órgãos de classe, visando auxiliar a inclusão das pessoas em seus cursos superiores.
Com mais de 3.000 alunos matriculados nos cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Ensino Superior, o IMED é referência na área da Educação.